WEBFÓLIOS

 PROJETO ÁLCOOL E TRÂNSITO

 

Cada vez mais presente na vida das pessoas, tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades, o trânsito requer uma atenção minuciosa para sua melhor organização e a formação de consciência sobre esse ambiente de uso comum.


Um fator fundamental desse projeto além do comportamento do cidadão frente ao trânsito, é a preocupação dessas crianças de hoje que serão os motoristas e pedestres de amanhã. A escola pode contribuir para a formação desses cidadãos?


Diante desses questionamentos e preocupação social, verificou-se que a elaboração de um projeto desenvolvendo ações proativas e reativas capazes de proporcionar uma melhor aprendizagem, como também colaborar para a conscientização da segurança no trânsito.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO BULLYING - RESPEITANDO AS DIFERENÇAS

 

O objetivo geral do Projeto foi a realização de uma brigada Anti Bullying, na qual todos os alunos discutem estratégias de como evitar o problema na escola.
Proporcionar o contato maior do aluno com o assunto, bem como incentivá-los a terem atitudes corretas e não violentas no trato e contato com o outro, fazendo-os ver que o BULLYING, ocorre muitas vezes de forma tão sutil, que quase passa despercebido. Levando o aluno a exercer a cidadania de forma justa respeitando as diferenças e valorizando a dignidade da pessoa humana, bases para a vida em sociedade. 

Powered by emaze 

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS  


PALESTRA

A primeira ação do nosso projeto foi uma Palestra sobre o BULLYING, DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE com a Dra. Eliana Leandro Dias (Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais, Presidente da Comissão de Direitos Humanos OAB/MS; Vice- presidente da OAB vai ás Escolas/MS), com as turmas do 4º ao 7º anos da nossa escola.










EDUCAÇÃO INFANTIL

Na Sala de Tecnologia os alunos puderam assistir diferentes vídeos que tratam da temática BULLYING e realizaram atividades nos computadores.







     
Vídeos


Colocando no Coração boas atitudes

Na sala de aula com a professora regente e a professora de Arte foram desenvolvidas diferentes atividades como: Leitura, Desenhos, jogos.



Vídeo e slides sobre o Livro Menina Bonita do Laço de Fita
Leitura na Biblioteca

Releitura do Livro DIVERSIDADE da Tatiana Belink
Releitura do Livro DIVERSIDADE da Tatiana Belink

Releitura do Livro DIVERSIDADE da Tatiana Belink
Quebra - Cabeça das diferenças na Disciplina de Arte
Quebra - Cabeça das diferenças na Disciplina de Arte
Quebra - Cabeça das diferenças na Disciplina de Arte

Quebra - Cabeça das diferenças na Disciplina de Arte

Quebra cabeça das diferenças na Disciplina de Arte


 

1º anos

Atividade de Leitura e Escrita com o livro "APELIDO NÃO TEM COLA"

2º ANOS

Assistiram alguns vídeos sobre o BULLYING e realizaram atividades de Recorte, Pintura e Colagem nas Disciplinas de Ciências e Arte

vídeo e explicação da atividade

 
Colorir

Realizando leituras

Realizando Leitura



 3º anos

Assistiram vídeos relacionados ao Bullying, realizaram atividades online na Sala de informática com a Professora Regente e Atividades de Releitura do curta metragem "CUERDAS" na Disciplina de Arte.

Atividades na Sala de Informática



Releitura


Releitura

Releitura


4º anos

Com a Professora regente, realizaram trabalho de Pesquisa sobre o BULLYING. Fizeram a Leitura sobre o que pesquisaram utilizando o microfone e caixa de Som. Criaram uma Paródia chamada  RAP DA EDUCAÇÃO. Na disciplina de Arte, realizaram uma atividade de Ampliação com a técnica do Quadriculado.

Momento de leitura

Momento de leitura

Momento de leitura

Ampliação  com técnica do Quadriculado

Ampliação  com técnica do Quadriculado

Ampliação  com técnica do Quadriculado

Rap da Educação
 

5º anos 

Assistiram vídeos sobre o BULLYING na sala de Informática, realizam jogos online e montaram um acróstico em dupla no Editor de texto.




    
 
VÍDEOS

JOGOS ONLINE

JOGOS ONLINE
ACRÓSTICO

ACRÓSTICO


Na Disciplina de Arte produziram desenhos e  cartazes de conscientização e combate ao BULLYING.


DESENHO DIVERSIDADE

DESENHO DIVERSIDADE

DESENHO DIVERSIDADE


CARTAZ DE CONSCIENTIZAÇÃO

6º ANOS

Assistiram ao filme "PRO DIA NASCER FELIZ" na disciplina de Ciências e Geografia, e na aula de História produziram Folders educativos.

Montagem de folders

Folder Educativo

Folder educativo

Folder Educativo

7º anos

Produção de cartazes de conscientização, prevenção e combate ao Bullying na disciplina de Arte.











  CULMINÂNCIA

Realizamos a Culminância do projeto no dia 04/07 com a exposição dos trabalhos realizados e diferentes apresentações.

 Culminância

Culminância

Culminância

Culminância

APRESENTAÇÕES

 4º ANO A

"RAP DA EDUCAÇÃO"

 

 




6º ANO A

APRESENTAÇÃO DA CANÇÃO "NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM"

 


  

6º ANO C

PARÓDIA SOBRE O BULLYING COM A CANÇÃO 

"AMEI TE VER" 

 


 

6º ANO D

 PARÓDIA SOBRE O BULLYING COM A CANÇÃO "BANG"


 

7º ANO B

PARÓDIA COM DIFERENTES CANÇÕES

 



    7º ANO B

POEMA "BULLYING NÃO É BRINCADEIRA"

ALUNA FERNANDA

 

  7º ANO D

APRESENTAÇÃO TEATRAL SOBRE O BULLYING 

 











PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES E ALUNOS PARTICIPANTES DESSE PROJETO!





 

 

 PROJETO DE LEITURA - WEBFÓLIO 

RESPONSÁVEIS: CSPTECs:

 Professora Marielly Parrela e Professora Vanessa de Oliveira

ATIVIDADES REALIZADAS EM CADA TURMA

Com o objetivo de estimular o gosto pela leitura, proporcionando ao indivíduo a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e responsável pelo meio ambiente desenvolvemos o projeto: SEMEANDO A LEITURA E COLHENDO SABERES. Esse webfólio relata as experiências e atividades desenvolvidas por cada turma durante a execução do projeto.
 Na abertura do projeto realizada nas salas de informática, conversamos sempre sobre a questão ambiental e como podemos ajudar para ter um ambiente melhor, na sequencia exibimos vídeos de incentivo a leitura e a preservação do meio ambiente.






VÍDEOS SOBRE LEITURA




VÍDEOS SOBRE O MEIO AMBIENTE









MATUTINO

  • PRÉ II A e B
As turmas Pré II A e Pré II B, das professoras Valdira e Selma,  trabalharam  no projeto com o tema ÁGUA. Realizaram atividades em sala,  na Sala de informática e no Laboratório de Ciências.


Na sala de aula  as professoras trabalharam a canção Peixe Vivo e o poema O Menino e o Rio  com cartaz, desenhos ilustrativos e situações experimentais sobre o desperdício de água.









Na sala de informática os alunos assistiram os vídeos: A ÁGUA (Cristina Mel) DE ONDE VEM O RAIO E O TROVÃO? (TV ESCOLA)  e O MENINO E O RIO.







E jogaram jogos sobre a água no site (LUDO EDUCATIVO)






No laboratório de ciências assistiram vídeos sobre o ciclo da água, pintaram as ações que a turma da Mônica realizou para não desperdiçar água e montaram um cartaz coletivo sobre essas ações.






  • 1º ANO B
Os alunos do 1º ano B trabalharam o livro PRA QUE SERVE O AR, realizando a leitura do livro, ilustrações na sala de aula  e no laboratório de ciências, conhecendo a importância do ar na nossa vida e desenvolvendo atividades lúdicas.

Leitura do livro

Atividade na sala (ilustração do livro: Pra que serve o ar?)






Atividades experimentais e lúdicas no Laboratório de Ciências (experiência com balões e montagem de um catavento)


  • 1º ANO C

Os alunos do 1º ano C trabalharam o livro A ÁRVORE GENEROSA  realizando a leitura do livro,  atividades na sala de informática (jogos) e no laboratório de ciências, conhecendo a importância das aŕvores para os seres humanos desenvolvendo atividades lúdicas. 



Leitura do livro



RODA DE LEITURA




 Atividades no Laboratório de Informática (jogos - montagem da floresta) e vídeo sobre o livro: A árvore generosa.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/monte-o-seu-cenario-florestas.html


VÍDEO





Atividades no laboratório de ciências (montagem de uma árvore generosa coletiva)




  • 2º ANO A

Os alunos do 2º ano A trabalharam o livro NÃO AFUNDE NO LIXO  realizando a leitura do livro,  atividades na sala de aula e na sala de informática (jogos).

Leitura do Livro

 As atividades em sala de aula consistiram em  trabalhar situações matemáticas com bolinhas de massinha com as cores das lixeiras do lixo reciclável. As crianças produziram juntamente com a professora Sônia a massinha de modelar caseira, conhecendo a sua receita e desenvolveram atividades matemáticas com elas.











Na sala de informática conheceram e jogaram alguns jogos sobre reciclagem no site: LUDO EDUCATIVO.

JOGO DA SUSTENTABILIDADE





No laboratório de Ciências a turminha confeccionou, juntamente com as professoras SÔNIA e GISLAINE um BILBOQUÊ de garrafa pet.



  • 2º ANO B
Os alunos do 2º ano B trabalharam o livro MATAR SAPO DÁ AZAR  realizando a leitura do livro,  atividades na sala de informática (vídeos e jogos) e no laboratório de ciências, conhecendo a importância dos animais na cadeia alimentar.


Leitura do Livro



Na sala de informática os alunos puderam assistir o vídeo com o resumo do livro e sobre a cadeia alimentar.


VÍDEOS

No laboratório de ciências os alunos tiveram uma aula explicativa com a professora GISLAINE sobre a Cadeia Alimentar  e puderam entender como ela funciona através de um um cartaz.







  • 2º ANO C
Os alunos do 2º ano C trabalharam o livro JACAREZINHO EGOÍSTA  realizando a leitura do livro,  atividades na sala de informática (vídeos, correção da produção de texto utilizando a lousa digital, produção de desenhos no site PROATIVA- Histórias Fantásticas) e no laboratório de ciências, puderam observar como acontece a evaporação e o ciclo da água.
 
Leitura do Livro
 
RODA DE LEITURA

RODA DE LEITURA

Na sala de informática, os alunos puderam assistir dois vídeos que recontam a história do JACAREZINHO EGOÍSTA.





E trabalharam a correção da produção de texto realizada na sala  de aula utilizando a lousa digital.





E produziram desenhos sobre a história no site PROATIVA (Histórias fantásticas)




No Laboratório de Ciências, os alunos tiveram uma aula explicativa com a professora GISLAINE  sobre o ciclo da água e experiências que tratam sobre o assunto como: experiência da chuva, da evaporação e do terrário.







  • 3º ANO A
Os alunos do 3º ano A da professora GLÁUCIA, trabalharam o livro UM PEIXINHO DE OUTRO MUNDO  realizando a leitura do livro,  atividades na sala de aula e na sala de informática (Atividade no power point) 
Leitura do Livro





A atividade na sala de informática consistiu na interpretação de texto sobre o  livro estudado.



 




E no laboratório de ciências os alunos tiveram uma aula expositiva com a professora GISLAINE sobre o ciclo da água e fizeram a experiência do terrário.













  •  3º ANO B

Os alunos do 3º ano B, da professora ROSENIR,  realizaram atividades do projeto a partir do Vídeo: UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA. Eles assistiram o vídeo na sala de informática e realizaram uma produção de texto online sobre o que entenderam do vídeo no site PROATIVA (histórias fantásticas)






No laboratório de ciências os alunos confeccionaram juntamente com as professoras Gislaine e Rosenir, jogos com materiais recicláveis e aprenderam a jogar através do vídeo explicativo.









VÍDEO EXPLICATIVO


  • 5º ANOS A / B / C/ D/ E 
 Os alunos dos 5º anos, das professoras  ANGÉLICA e ANGELINA , trabalharam o livro A ÁRVORE GENEROSA, realizando a leitura do livro em sala de aula e assistiram o vídeo que conta a história do livro. Realizaram atividades de interpretação e produção de texto, gênero RESUMO, na sala de informática, no site PROATIVA(Histórias Fantásticas).

Leitura do livro


 VÍDEOS DO LIVRO







 COTAÇÃO DE HISTÓRIA






ATIVIDADES NA SALA DE INFORMÁTICA - Histórias Fantásticas



PRODUÇÃO DE TEXTO ONLINE - RESUMO (Histórias Fantásticas)






 Atividade realizada na sala de informática- Interpretação do texto á partir da leitura do livro A AŔVORE GENEROSA, utilizando a ferramenta GOOGLE DRIVE - FORMULÁRIO.


ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO - CLIQUE AQUI

VESPERTINO

  • PRÉ  II J
Os alunos da turma PRÉ  II J, da professora GRAZIELA trabalharam o poema A FOCA  realizando a leitura do mesmo,  atividades na sala de informática (jogos) e compreendendo a importância do cuidado com os animais.


Atividades de Linguagem , matemática e arte elaboradas na sala de aula.








Na sala de tecnologia assistiram o vídeo e jogaram jogos de colorir o personagem  A FOCA.


 VÍDEO


COLORIR ANIMAIS DO GELO

COLORIR ANIMAIS DE CIRCO


  • 1º ANO E
Os alunos do 1º ano E, da professora FABIANA,  trabalharam o livro PINGO D'ÁGUA. Na sala de informática assistiram o vídeo de abertura do projeto e vídeos sobre o ciclo da água. E na sequência fizemos a leitura digital do livro.


VÍDEOS ASSISTIDOS
     
    LEITURA DO LIVRO
     
     
     
     LIVRO DIGITAL - PINGO D'ÁGUA
 









     
  • 2º ANO  D
Os alunos do 2º ano D, da professora ELIENAI,  trabalharam o livro OLHE O DESPERDÍCIO, COELHO FELÍCIO realizando a leitura do livro,  atividades na sala de aula, na sala de informática e no laboratório de ciências.


Na sala de aula a professora realizou a leitura digital do livro, atividades com quebra cabeça dos diferentes slogans que o livro traz, montagem de cartazes coletivos com as frases de iniciativa ao não desperdício e fez colagem desses cartazes na escola.  Também trabalhou algumas situações matemáticas do livro didático que tratavam sobre o desperdício.

Leitura do livro

Leitura do livro e quebra cabeças

Montando quebra- cabeças
Montando quebra- cabeças 
 Montando quebra- cabeças
 Montando quebra- cabeças

 Montagem dos cartazes
Montagem dos cartazes
Montagem dos cartazes

 Atividades realizadas no caderno e no livro  didático






Na sala de informática, eles realizaram a reescrita do slogan e o desenho no site PROATIVA (Histórias Fantásticas)





ATIVIDADE REALIZA NO PROATIVA
No Laboratório de Ciências, após a produção de uma salada de frutas os alunos realizaram uma atividade de COMPOSTAGEM, o aproveitamento do resto de frutas e cascas na adubagem da terra. Colocando em prática o NÃO DESPERDÍCIO.  Misturam as cascas e o resto das frutas no canteiro da escola e em breve irão plantar frutas.


SALADA DE FRUTAS





COMPOSTAGEM






  • 2º ANO E

Os alunos do 2º ano E, da professora VALÉRIA,  trabalharam o livro PINGO D'ÁGUA. Na sala de informática assistiram o vídeo de abertura do projeto. E na sequência fizemos a leitura digital do livro.

Leitura do livro























Atividade realizada em sala de aula após a leitura do livro.



  • 2º ANO F 
Os alunos do 2º ano F, da professora ELIZABETH,  trabalharam o livro SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO realizando a leitura do livro,  atividades  na sala de informática.

Leitura do Livro

 A professora Elizabeth realizou a leitura do livro na sala de informática e na sequencia os alunos assistiram dois vídeos que contam a história do livro, SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO.







VÍDEO


VÍDEO


Também na sala de informática os alunos realizaram uma produção de frase completando, Se criança Governasse o Mundo...
E produziram desenhos no site PROATIVA (Histórias Fantásticas)




  • 2º ANO G
Os alunos do 2º ano G, da professora GISELI,  trabalharam o poema O MENINO E O RIO, do autor MANUEL DE BARROS realizando a leitura do poema e a biografia do autor Sul mato-grossense. Realizaram  atividades na sala de aula (desenhos e pinturas para montagem de um livro individual) e na sala de informática (reescrevendo o poema e fazendo desenhos no site PROATIVA - Histórias Fantásticas).


VÍDEOS EXIBIDOS







Leitura da biografia  do Manuel de Barros



Assistindo o vídeo do poema: O menino e o Rio


Na sala de aula os alunos produziram desenhos com as técnicas de pintura:  esponja, giz e pintura em pincel,  fazendo uma releitura do poema: O MENINO E O RIO. Essas pinturas foram transformadas em vídeo exibido abaixo.




Na sala de informática os alunos reescreveram alguns versos do poema O MENINO E O RIO e produziram alguns desenhos no site PROATIVA (Histórias Fantásticas)








  • 2º ANO H
Os alunos do 2º ano H, da professora MARIA ANTÔNIA,  trabalharam o livro: O MUNDINHO AZUL ,  realizando a leitura na biblioteca, juntamente com o professor ZANONE, e atividades no laboratório de ciências.


Leitura do livro




 LEITURA NA BIBLIOTECA



Na sala de informática assistiram vídeos relacionados ao livro MUNDINHO AZUL.

VÍDEO - O MUNDINHO


No laboratório de ciências os alunos produziram juntamente com a professora MARIA ANTÔNIA e WALQUÍRIA diferentes mundinhos de materias recicláveis.




Mundo dos seres vivos

Mundo do Trânsito

Mundo do lixo

Mundo da tecnologia


Mundo dos brinquedos


Mundo do saber




  • 3º ANO C 
Os alunos do 3º ano C, da professora LEISA,  trabalharam o livro A NUVEM QUE CHOVEU. Realizaram a leitura na biblioteca com o professor ZANONE e uma atividade de produção e ilustração.
 


  • 3º  ANO D
Os alunos do 3º ano D, da professora NEUZILENE,  trabalharam o livro MUNDINHO AZUL . Realizaram a leitura na biblioteca com o professor ZANONE e uma atividade de produção e ilustração na biblioteca.

Leitura do livro
LEITURA E ATIVIDADE NA BIBLIOTECA



  • 3º ANO E 
Os alunos do 3º ano E, da professora AURORA,  trabalharam o livro: O MENINO ÁRVORE,  realizando a leitura na biblioteca e atividade ilustrativa, juntamente com o professor ZANONE e atividade de produção de texto na sala de tecnologia utilizando o site: PROATIVA (Histórias Fantásticas).


 LEITURA NA BIBLIOTECA E PRODUÇÃO ILUSTRATIVA



Atividade na sala de tecnologia (Produção de texto - Histórias fantásticas)




  • 4º ANO C
Os alunos do 4º ano C, da professora ELIZA ,  trabalharam o livro: QUE LIXO É ESSE?,  realizando a leitura na biblioteca, juntamente com o professor ZANONE, atividades na sala de informática e  no laboratório de ciências.







Na sala de informática, os alunos produziram um texto sobre o lixo no site PROATIVA (Histórias Fantásticas)




No laboratório de ciências, juntamente com a professora WALQUÍRIA, os alunos produziram um porta - lápis com materiais recicláveis, caixa de leite e filtro de café. Aprendendo na prática a reutilização de materiais.





  • 4º ANO E
Os alunos do 4º ano E, da professora ADRIANA ,  trabalharam o livro: PANTANAL EM NOTÍCIAS,  realizando a leitura na biblioteca, juntamente com o professor ZANONE,  atividade na sala de aula e no laboratório de ciências.



 LEITURA NA BIBLIOTECA


ATIVIDADE ILUSTRATIVA SOBRE O LIVRO




Na sala de aula e no laboratório de ciências a professora ADRIANA e professora WALQUÍRIA confeccionou juntamente com os alunos uma lembrancinha para o dia das mães com material reciclado (caixinha de leite) e posteriormente produziram pinturas em suporte de pizza com o tema Pantanal.


LEMBRANCINHA DO DIA DAS MÃES




PINTURA




 GINCANA GARRAFA PET


    Com o objetivo de movimentar as crianças na reflexão e consciência ambiental, criamos a Gincana  Garrafa Pet  na qual tivemos como parceira a Cooperativa Coopernova com o empréstimo de bags (sacolas grandes) e recolhimento das garrafas plásticas trazidas pelos alunos. Recebemos o certificado de ESCOLA  AMIGA DO MEIO AMBIENTE e como premiação, as turmas ganhadoras parciparão de um passeio ao Parque Ecológico Anhanduí e à cooperativa, enriquecendo assim todo conhecimento adquirido e assumindo posturas ambientais mais sustentáveis.
    GINCANA


    TURMAS VENCEDORAS DA GINCANA 


    MATUTINO 
    • 1º LUGAR: 5º A
    • 2º LUGAR 6º D
    VESPERTINO
    • 1º LUGAR: PRÉ II J
    •  2º LUGAR: 2º ANO D





    CERTIFICAÇÃO








    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Image Map