PROJETO ÁLCOOL E TRÂNSITO
Cada vez mais presente
na vida das pessoas, tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades, o trânsito
requer uma atenção minuciosa para sua melhor organização e a formação de
consciência sobre esse ambiente de uso comum.
Um fator fundamental
desse projeto além do comportamento do cidadão frente ao trânsito, é a
preocupação dessas crianças de hoje que serão os motoristas e pedestres de
amanhã. A escola pode contribuir para a formação desses cidadãos?
Diante desses
questionamentos e preocupação social, verificou-se que a elaboração de um
projeto desenvolvendo ações proativas e reativas capazes de proporcionar uma
melhor aprendizagem, como também colaborar para a conscientização da segurança
no trânsito.
PROJETO BULLYING - RESPEITANDO AS DIFERENÇAS
O objetivo geral do
Projeto foi a realização de uma brigada Anti Bullying, na qual todos os alunos
discutem estratégias de como evitar o problema na escola.
Proporcionar o contato maior do aluno com o
assunto, bem como incentivá-los a terem atitudes corretas e não violentas no
trato e contato com o outro, fazendo-os ver que o BULLYING, ocorre muitas vezes
de forma tão sutil, que quase passa despercebido. Levando o aluno a exercer a
cidadania de forma justa respeitando as diferenças e valorizando a dignidade da
pessoa humana, bases para a vida em sociedade.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
PALESTRA
A primeira ação do nosso projeto foi uma Palestra sobre o BULLYING, DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE com a Dra. Eliana Leandro Dias (Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais, Presidente da Comissão de Direitos Humanos OAB/MS; Vice- presidente da OAB vai ás Escolas/MS), com as turmas do 4º ao 7º anos da nossa escola.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Na Sala de Tecnologia os alunos puderam assistir diferentes vídeos que tratam da temática BULLYING e realizaram atividades nos computadores.
Vídeos |
Colocando no Coração boas atitudes |
Na sala de aula com a professora regente e a professora de Arte foram desenvolvidas diferentes atividades como: Leitura, Desenhos, jogos.
Vídeo e slides sobre o Livro Menina Bonita do Laço de Fita |
Leitura na Biblioteca |
Releitura do Livro DIVERSIDADE da Tatiana Belink |
Releitura do Livro DIVERSIDADE da Tatiana Belink |
Releitura do Livro DIVERSIDADE da Tatiana Belink |
Quebra - Cabeça das diferenças na Disciplina de Arte |
Quebra - Cabeça das diferenças na Disciplina de Arte |
Quebra - Cabeça das diferenças na Disciplina de Arte |
Quebra - Cabeça das diferenças na Disciplina de Arte |
Quebra cabeça das diferenças na Disciplina de Arte |
1º anos
Atividade de Leitura e Escrita com o livro "APELIDO NÃO TEM COLA" |
2º ANOS
Assistiram alguns vídeos sobre o BULLYING e realizaram atividades de Recorte, Pintura e Colagem nas Disciplinas de Ciências e Arte
vídeo e explicação da atividade |
Colorir
Realizando leituras
Realizando Leitura
3º anos
Assistiram vídeos relacionados ao Bullying, realizaram atividades online na Sala de informática com a Professora Regente e Atividades de Releitura do curta metragem "CUERDAS" na Disciplina de Arte.
Atividades na Sala de Informática |
Releitura |
Releitura |
Releitura |
4º anos
Com a Professora regente, realizaram trabalho de Pesquisa sobre o BULLYING. Fizeram a Leitura sobre o que pesquisaram utilizando o microfone e caixa de Som. Criaram uma Paródia chamada RAP DA EDUCAÇÃO. Na disciplina de Arte, realizaram uma atividade de Ampliação com a técnica do Quadriculado.
Momento de leitura |
Momento de leitura |
Momento de leitura |
Ampliação com técnica do Quadriculado |
Ampliação com técnica do Quadriculado |
Ampliação com técnica do Quadriculado |
Rap da Educação |
5º anos
Assistiram vídeos sobre o BULLYING na sala de Informática, realizam jogos online e montaram um acróstico em dupla no Editor de texto.
VÍDEOS |
JOGOS ONLINE |
JOGOS ONLINE |
ACRÓSTICO |
ACRÓSTICO |
Na Disciplina de Arte produziram desenhos e cartazes de conscientização e combate ao BULLYING.
DESENHO DIVERSIDADE |
DESENHO DIVERSIDADE |
DESENHO DIVERSIDADE |
CARTAZ DE CONSCIENTIZAÇÃO |
6º ANOS
Assistiram ao filme "PRO DIA NASCER FELIZ" na disciplina de Ciências e Geografia, e na aula de História produziram Folders educativos.
Montagem de folders |
Folder Educativo |
Folder educativo |
Folder Educativo |
7º anos
CULMINÂNCIA
Realizamos a Culminância do projeto no dia 04/07 com a exposição dos trabalhos realizados e diferentes apresentações.
APRESENTAÇÕES
4º ANO A
"RAP DA EDUCAÇÃO"
6º ANO A
APRESENTAÇÃO DA CANÇÃO "NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM"
6º ANO C
PARÓDIA SOBRE O BULLYING COM A CANÇÃO
"AMEI TE VER"
6º ANO D
PARÓDIA SOBRE O BULLYING COM A CANÇÃO "BANG"
7º ANO B
PARÓDIA COM DIFERENTES CANÇÕES
7º ANO B
POEMA "BULLYING NÃO É BRINCADEIRA"
ALUNA FERNANDA
7º ANO D
APRESENTAÇÃO TEATRAL SOBRE O BULLYING
PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES E ALUNOS PARTICIPANTES DESSE PROJETO!
PROJETO DE LEITURA - WEBFÓLIO
RESPONSÁVEIS: CSPTECs:
Professora Marielly Parrela e Professora Vanessa de Oliveira
ATIVIDADES REALIZADAS EM CADA TURMA
Com o objetivo de estimular
o gosto pela leitura, proporcionando ao indivíduo a
oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais,
garantindo a sua formação crítica e responsável pelo meio
ambiente desenvolvemos o projeto: SEMEANDO A LEITURA E COLHENDO SABERES. Esse webfólio relata as experiências e atividades desenvolvidas por cada turma durante a execução do projeto.
Na abertura do projeto realizada nas salas de informática, conversamos sempre sobre a questão ambiental e como podemos ajudar para ter um ambiente melhor, na sequencia exibimos vídeos de incentivo a leitura e a preservação do meio ambiente.
Na abertura do projeto realizada nas salas de informática, conversamos sempre sobre a questão ambiental e como podemos ajudar para ter um ambiente melhor, na sequencia exibimos vídeos de incentivo a leitura e a preservação do meio ambiente.
VÍDEOS SOBRE LEITURA
VÍDEOS SOBRE O MEIO AMBIENTE
- PRÉ II A e B
As turmas Pré II A e Pré II B, das professoras Valdira e Selma, trabalharam no projeto com o tema ÁGUA. Realizaram atividades em sala, na Sala de informática e no Laboratório de Ciências.
Na sala de aula as professoras trabalharam a canção Peixe Vivo e o poema O Menino e o Rio com cartaz, desenhos ilustrativos e situações experimentais sobre o desperdício de água.
Na sala de informática os alunos assistiram os vídeos: A ÁGUA (Cristina Mel) DE ONDE VEM O RAIO E O TROVÃO? (TV ESCOLA) e O MENINO E O RIO.
E jogaram jogos sobre a água no site (LUDO EDUCATIVO)
No laboratório de ciências assistiram vídeos sobre o ciclo da água, pintaram as ações que a turma da Mônica realizou para não desperdiçar água e montaram um cartaz coletivo sobre essas ações.
- 1º ANO B
Os alunos do 1º ano B trabalharam o livro PRA QUE SERVE O AR, realizando a leitura do livro, ilustrações na sala de aula e no laboratório de ciências, conhecendo a importância do ar na nossa vida e desenvolvendo atividades lúdicas.
Leitura do livro |
Atividade na sala (ilustração do livro: Pra que serve o ar?)
Atividades experimentais e lúdicas no Laboratório de Ciências (experiência com balões e montagem de um catavento)
- 1º ANO C
Os alunos do 1º ano C trabalharam o livro A ÁRVORE GENEROSA
realizando a leitura do livro, atividades
na sala de informática (jogos) e no laboratório de ciências, conhecendo a
importância das aŕvores para os seres humanos desenvolvendo atividades lúdicas.
Atividades no Laboratório de Informática (jogos - montagem da floresta) e vídeo sobre o livro: A árvore generosa.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/monte-o-seu-cenario-florestas.html |
Atividades no laboratório de ciências (montagem de uma árvore generosa coletiva)
- 2º ANO A
Os alunos do 2º ano A trabalharam o livro NÃO AFUNDE NO LIXO
realizando a leitura do livro, atividades na sala de aula e
na sala de informática (jogos).
Leitura do Livro |
Na sala de informática conheceram e jogaram alguns jogos sobre reciclagem no site: LUDO EDUCATIVO.
JOGO DA SUSTENTABILIDADE
No laboratório de Ciências a turminha confeccionou, juntamente com as professoras SÔNIA e GISLAINE um BILBOQUÊ de garrafa pet.
- 2º ANO B
Os alunos do 2º ano B trabalharam o livro MATAR SAPO DÁ AZAR
realizando a leitura do livro, atividades
na sala de informática (vídeos e jogos) e no laboratório de ciências, conhecendo a
importância dos animais na cadeia alimentar.
Na sala de informática os alunos puderam assistir o vídeo com o resumo do livro e sobre a cadeia alimentar.Leitura do Livro |
No laboratório de ciências os alunos tiveram uma aula explicativa com a professora GISLAINE sobre a Cadeia Alimentar e puderam entender como ela funciona através de um um cartaz.
- 2º ANO C
Os alunos do 2º ano C trabalharam o livro JACAREZINHO EGOÍSTA
realizando a leitura do livro, atividades
na sala de informática (vídeos, correção da produção de texto utilizando a lousa digital, produção de desenhos no site PROATIVA- Histórias Fantásticas) e no laboratório de ciências, puderam observar como acontece a evaporação e o ciclo da água.
Na sala de informática, os alunos puderam assistir dois vídeos que recontam a história do JACAREZINHO EGOÍSTA.
Leitura do Livro |
RODA DE LEITURA |
RODA DE LEITURA |
Na sala de informática, os alunos puderam assistir dois vídeos que recontam a história do JACAREZINHO EGOÍSTA.
E trabalharam a correção da produção de texto realizada na sala de aula utilizando a lousa digital.
E produziram desenhos sobre a história no site PROATIVA (Histórias fantásticas)
No Laboratório de Ciências, os alunos tiveram uma aula explicativa com a professora GISLAINE sobre o ciclo da água e experiências que tratam sobre o assunto como: experiência da chuva, da evaporação e do terrário.
- 3º ANO A
Os alunos do 3º ano A da professora GLÁUCIA, trabalharam o livro UM PEIXINHO DE OUTRO MUNDO
realizando a leitura do livro, atividades na sala de aula e
na sala de informática (Atividade no power point)
Leitura do Livro |
A atividade na sala de informática consistiu na interpretação de texto sobre o livro estudado.
E no laboratório de ciências os alunos tiveram uma aula expositiva com a professora GISLAINE sobre o ciclo da água e fizeram a experiência do terrário.
- 3º ANO B
Os alunos do 3º ano B, da professora ROSENIR, realizaram atividades do projeto a partir do Vídeo: UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA. Eles assistiram o vídeo na sala de informática e realizaram uma produção de texto online sobre o que entenderam do vídeo no site PROATIVA (histórias fantásticas)
- 5º ANOS A / B / C/ D/ E
Os alunos dos 5º anos, das professoras ANGÉLICA e ANGELINA , trabalharam o livro A ÁRVORE GENEROSA, realizando a leitura do livro em sala de aula e assistiram o vídeo que conta a história do livro. Realizaram atividades de interpretação e produção de texto, gênero RESUMO, na sala de informática, no site PROATIVA(Histórias Fantásticas).
Leitura do livro |
VÍDEOS DO LIVRO
COTAÇÃO DE HISTÓRIA
ATIVIDADES NA SALA DE INFORMÁTICA - Histórias Fantásticas
PRODUÇÃO DE TEXTO ONLINE - RESUMO (Histórias Fantásticas)
Atividade realizada na sala de informática- Interpretação do texto á partir da leitura do livro A AŔVORE GENEROSA, utilizando a ferramenta GOOGLE DRIVE - FORMULÁRIO.
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO - CLIQUE AQUI
VESPERTINO
- PRÉ II J
Os alunos da turma PRÉ II J, da professora GRAZIELA trabalharam o poema A FOCA realizando a leitura do mesmo, atividades
na sala de informática (jogos) e compreendendo a importância do cuidado com os animais.
Atividades de Linguagem , matemática e arte elaboradas na sala de aula.
Na sala de tecnologia assistiram o vídeo e jogaram jogos de colorir o personagem A FOCA.
VÍDEO
COLORIR ANIMAIS DO GELO
COLORIR ANIMAIS DE CIRCO
Atividades de Linguagem , matemática e arte elaboradas na sala de aula.
Na sala de tecnologia assistiram o vídeo e jogaram jogos de colorir o personagem A FOCA.
COLORIR ANIMAIS DO GELO
COLORIR ANIMAIS DE CIRCO
- 1º ANO E
VÍDEOS ASSISTIDOS
Na sala de aula a professora realizou a leitura digital do livro, atividades com quebra cabeça dos diferentes slogans que o livro traz, montagem de cartazes coletivos com as frases de iniciativa ao não desperdício e fez colagem desses cartazes na escola. Também trabalhou algumas situações matemáticas do livro didático que tratavam sobre o desperdício.
Montando quebra- cabeças
Montando quebra- cabeças
Montando quebra- cabeças
Montando quebra- cabeças
Montagem dos cartazes
Montagem dos cartazes
Montagem dos cartazes
Atividades realizadas no caderno e no livro didático
Na sala de informática, eles realizaram a reescrita do slogan e o desenho no site PROATIVA (Histórias Fantásticas)
No Laboratório de Ciências, após a produção de uma salada de frutas os alunos realizaram uma atividade de COMPOSTAGEM, o aproveitamento do resto de frutas e cascas na adubagem da terra. Colocando em prática o NÃO DESPERDÍCIO. Misturam as cascas e o resto das frutas no canteiro da escola e em breve irão plantar frutas.
SALADA DE FRUTAS
COMPOSTAGEM
Os alunos do 2º ano E, da professora VALÉRIA, trabalharam o livro PINGO D'ÁGUA. Na sala de informática assistiram o vídeo de abertura do projeto. E na sequência fizemos a leitura digital do livro.
A professora Elizabeth realizou a leitura do livro na sala de informática e na sequencia os alunos assistiram dois vídeos que contam a história do livro, SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO.
VÍDEO
Também na sala de informática os alunos realizaram uma produção de frase completando, Se criança Governasse o Mundo...
E produziram desenhos no site PROATIVA (Histórias Fantásticas)
VÍDEOS EXIBIDOS
Leitura da biografia do Manuel de Barros
Assistindo o vídeo do poema: O menino e o Rio
Na sala de aula os alunos produziram desenhos com as técnicas de pintura: esponja, giz e pintura em pincel, fazendo uma releitura do poema: O MENINO E O RIO. Essas pinturas foram transformadas em vídeo exibido abaixo.
Na sala de informática os alunos reescreveram alguns versos do poema O MENINO E O RIO e produziram alguns desenhos no site PROATIVA (Histórias Fantásticas)
- LEITURA DO LIVRO
- LIVRO DIGITAL - PINGO D'ÁGUA
- 2º ANO D
Na sala de aula a professora realizou a leitura digital do livro, atividades com quebra cabeça dos diferentes slogans que o livro traz, montagem de cartazes coletivos com as frases de iniciativa ao não desperdício e fez colagem desses cartazes na escola. Também trabalhou algumas situações matemáticas do livro didático que tratavam sobre o desperdício.
Leitura do livro |
Leitura do livro e quebra cabeças |
Montando quebra- cabeças
Montando quebra- cabeças
Montando quebra- cabeças
Montando quebra- cabeças
Montagem dos cartazes
Montagem dos cartazes
Montagem dos cartazes
Atividades realizadas no caderno e no livro didático
Na sala de informática, eles realizaram a reescrita do slogan e o desenho no site PROATIVA (Histórias Fantásticas)
ATIVIDADE REALIZA NO PROATIVA |
SALADA DE FRUTAS
COMPOSTAGEM
- 2º ANO E
Os alunos do 2º ano E, da professora VALÉRIA, trabalharam o livro PINGO D'ÁGUA. Na sala de informática assistiram o vídeo de abertura do projeto. E na sequência fizemos a leitura digital do livro.
- 2º ANO F
Leitura do Livro |
A professora Elizabeth realizou a leitura do livro na sala de informática e na sequencia os alunos assistiram dois vídeos que contam a história do livro, SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO.
VÍDEO
Também na sala de informática os alunos realizaram uma produção de frase completando, Se criança Governasse o Mundo...
E produziram desenhos no site PROATIVA (Histórias Fantásticas)
- 2º ANO G
VÍDEOS EXIBIDOS
Leitura da biografia do Manuel de Barros
Assistindo o vídeo do poema: O menino e o Rio
Na sala de informática os alunos reescreveram alguns versos do poema O MENINO E O RIO e produziram alguns desenhos no site PROATIVA (Histórias Fantásticas)
- 2º ANO H
Os alunos do 2º ano H, da professora MARIA ANTÔNIA, trabalharam o livro: O MUNDINHO AZUL ,
realizando a leitura na biblioteca, juntamente com o professor ZANONE, e atividades no laboratório de ciências.
LEITURA NA BIBLIOTECA
Leitura do livro |
LEITURA NA BIBLIOTECA
Na sala de informática assistiram vídeos relacionados ao livro MUNDINHO AZUL.
VÍDEO - O MUNDINHO
No laboratório de ciências os alunos produziram juntamente com a professora MARIA ANTÔNIA e WALQUÍRIA diferentes mundinhos de materias recicláveis.
No laboratório de ciências os alunos produziram juntamente com a professora MARIA ANTÔNIA e WALQUÍRIA diferentes mundinhos de materias recicláveis.
Mundo dos seres vivos |
Mundo do Trânsito |
Mundo do lixo |
Mundo da tecnologia |
Mundo dos brinquedos |
Mundo do saber |
- 3º ANO C
- 3º ANO D
LEITURA E ATIVIDADE NA BIBLIOTECA
- 3º ANO E
Os alunos do 3º ano E, da professora AURORA, trabalharam o livro: O MENINO ÁRVORE,
realizando a leitura na biblioteca e atividade ilustrativa, juntamente com o professor ZANONE e atividade de produção de texto na sala de tecnologia utilizando o site: PROATIVA (Histórias Fantásticas).
LEITURA NA BIBLIOTECA E PRODUÇÃO ILUSTRATIVA
Atividade na sala de tecnologia (Produção de texto - Histórias fantásticas)
- 4º ANO C
Os alunos do 4º ano C, da professora ELIZA , trabalharam o livro: QUE LIXO É ESSE?, realizando a leitura na biblioteca, juntamente com o professor ZANONE, atividades na sala de informática e no laboratório de ciências.
Na sala de informática, os alunos produziram um texto sobre o lixo no site PROATIVA (Histórias Fantásticas)
No laboratório de ciências, juntamente com a professora WALQUÍRIA, os alunos produziram um porta - lápis com materiais recicláveis, caixa de leite e filtro de café. Aprendendo na prática a reutilização de materiais.
LEITURA NA BIBLIOTECA
ATIVIDADE ILUSTRATIVA SOBRE O LIVRO
Na sala de aula e no laboratório de ciências a professora ADRIANA e professora WALQUÍRIA confeccionou juntamente com os alunos uma lembrancinha para o dia das mães com material reciclado (caixinha de leite) e posteriormente produziram pinturas em suporte de pizza com o tema Pantanal.
LEMBRANCINHA DO DIA DAS MÃES
PINTURA
Na sala de informática, os alunos produziram um texto sobre o lixo no site PROATIVA (Histórias Fantásticas)
No laboratório de ciências, juntamente com a professora WALQUÍRIA, os alunos produziram um porta - lápis com materiais recicláveis, caixa de leite e filtro de café. Aprendendo na prática a reutilização de materiais.
- 4º ANO E
LEITURA NA BIBLIOTECA
ATIVIDADE ILUSTRATIVA SOBRE O LIVRO
Na sala de aula e no laboratório de ciências a professora ADRIANA e professora WALQUÍRIA confeccionou juntamente com os alunos uma lembrancinha para o dia das mães com material reciclado (caixinha de leite) e posteriormente produziram pinturas em suporte de pizza com o tema Pantanal.
LEMBRANCINHA DO DIA DAS MÃES
PINTURA
GINCANA GARRAFA PET
GINCANA
TURMAS VENCEDORAS DA GINCANA
MATUTINO
- 1º LUGAR: 5º A
- 2º LUGAR 6º D
VESPERTINO
- 1º LUGAR: PRÉ II J
Nenhum comentário:
Postar um comentário